Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem às mulheres em situação de violência durante a pandemia da covid-19 / Nursing care for women in situations of violence during the covid-19 pandemic / Atención de enfermería a mujeres en situación de violencia durante la pandemia del covid-19

Santos, Davydson Gouveia; Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos; Aued, Gisele Knop; Souto, Rafaella Queiroga; Bordignon, Juliana Silveira; Backes, Marli Terezinha Stein.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1106-1112, dez. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1368757

Objetivo:

Conhecer as adaptações realizadas pela enfermagem no atendimento às mulheres em situação de violência devido à pandemia da Covid-19.

Método:

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, abordagem qualitativa, realizado em um hospital universitário do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com 20 enfermeiros nos meses de julho e agosto de 2020. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo com apoio do software Qualitativa Data Analysis Mine.

Resultados:

Emergiram dos dados três categorias temáticas Redução do fluxo de atendimento às mulheres em situação de violência sexual no período de distanciamento social; A exacerbação da violência doméstica no período de distanciamento social; Mudanças na assistência de enfermagem às mulheres em situação de violência sexual em tempos de pandemia.

Conclusão:

Com a pandemia da Covid-19, houve algumas mudanças na assistência de enfermagem às mulheres violentadas sexualmente, sobretudo, em questões relacionadas à humanização do cuidado, como a restrição do acompanhante, uso ininterrupto da máscara cirúrgica pelos profissionais. Todavia, são mudanças fundamentais para a contenção da pandemia e proteção dos enfermeiros e da população. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2