Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento das gestantes residentes em comunidades rurais sobre o aleitamento materno / The knowledge of pregnant women resident in rural communities about breastfeeding / El conocimiento de las mujeres embarazadas residentes en comunidades rurales sobre la lactancia materna

Chaves, Anne Fayma Lopes; Amaral, Dayana da Silva de; Lima, Ana Carolina Maria Araújo Chagas Costa; Sousa, Leilane Barbosa de; Santos, Bruna Kely Oliveira; Cavalcante, Daniela Raulino; Costa, Camila Chaves da.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1125-1131, dez. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1368876

Objetivo:

Analisar o conhecimento das gestantes residentes de comunidades rurais sobre aleitamento materno.

Método:

Tratou-se de um estudo descritivo realizado durante o período de fevereiro e março de 2020 em quatro comunidades rurais em um município do Estado do Ceará, a amostra foi composta por 19 gestantes. Foi aplicado um formulário enquanto as gestantes aguardavam a consulta de pré-natal na unidade básica de saúde.

Resultados:

As gestantes apresentaram bom conhecimento em relação ao conceito e benefícios da amamentação, e manejo do ingurgitamento mamário, no entanto, apresentaram deficiências importantes quanto a técnica correta para amamentar e a conservação do leite. E os profissionais de saúde que as gestantes relataram terem mais recebido incentivo para amamentar foram os enfermeiros (31,6%) e em seguida os agentes comunitários de saúde (26,3%).

Conclusão:

Percebe-se a necessidade de promover estratégias efetivas de capacitação das gestantes dando-se ênfase à pega e a posição correta para evitar desmame precoce, e conservação do leite, visando melhorar índices de aleitamento materno exclusivo em mulheres trabalhadoras. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2