Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O profissional de saúde do outro lado do cuidado segundo a teoria da incerteza na doença / El profesional de salud al otro lado de la atención según la teoría de la incertidumbre en la enfermedad / The health professional experience on the other side of care

Amorim, Nayra Michele Anjos; Sousa, Francisca Georgina Macedo de; Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Fernandes, Henriqueta Ilda Verganista Martins; Figueiredo, Maria do Céu Aguiar Barbieri de.
Ciênc. cuid. saúde ; 17(2): e39289, abr. -jun.2018. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1375036
RESUMO Objetivou-se compreender os significados que profissionais de saúde atribuem às experiências de ser paciente ou acompanhante decorrentes de adoecimento ou hospitalização. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa realizado com 17 participantes utilizando-se entrevista não estruturada para coleta de dados e análise temática para interpretação dos mesmos à luz da Teoria da Incerteza na Doença de Michel.Foram identificados doze temas inter-relacionados com os pressupostos da Teoria e inseridos em um diagrama conceitual. O Quadro de Estímulos foi representado pelos Temas Marcadores de experiência profissional no processo de adoecimento e hospitalização; Estratégias qualificadoras para as relações de cuidado; Valorização do profissional assistente pelo reconhecimento de práticas de cuidado. Desqualificadores do cuidado produzindo insegurança, angústias e incertezas; Adversidades do profissional-acompanhante estigmatização e comprometimento do cuidado; Melhor não saber demarcaram a Avaliação Cognitiva. Como mecanismos de coping os temas Significados e sentimentos inerentes ao ser acompanhante e do outro lado do cuidado que confluíram para a adaptação. A experiência de paciente/acompanhante foi permeada por incertezas que eram exacerbadas pela condição de ser profissional da saúde. Isto permitiu compreender que adequadas atitudes e comportamentos no cuidado proporcionam minimização de incertezas influenciando positivamente no tratamento e recuperação da saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1