Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

People deprived of their freedom: nursing diagnoses in the light of Horta's Theory / Personas privadas de libertad: diagnóstico de enfermería a la luz de la Teoría de Horta / Pessoas privadas de liberdade: diagnóstico de enfermagem à luz da Teoria de Horta

Baccon, Wanessa Cristina; Salci, Maria Aparecida; Carreira, Lígia; Marques, Francielle Renata Danielli Martins; Rêgo, Anderson da Silva; Marques, Priscila Garcia.
Texto & contexto enferm ; 31: e20210326, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1377399
RESUMO

Objetivo:

identificar os diagnósticos de enfermagem em homens privados de liberdade, com ancoragem no referencial das Necessidades Humanas Básicas.

Métodos:

estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa conduzido pelo referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas. A coleta de dados ocorreu nos meses de junho a novembro de 2019, com entrevistas individuais realizadas com 220 homens privados de liberdade. Os dados foram submetidos à análise temática e de conteúdo dirigida à taxonomia II da NANDA Internacional. Todos os aspectos éticos foram respeitados.

Resultados:

foram identificados 12 diagnósticos de enfermagem pertencentes às categorias de problemas de saúde e riscos potenciais, agrupados e interpretados conforme o referencial teórico. Estilo de vida sedentário, obesidade, sobrepeso, comportamento de saúde propenso a risco e controle ineficaz da saúde são fatores que se relacionaram às necessidades psicobiológicas. Já o envolvimento em atividades de recreação diminuído, ansiedade, enfrentamento ineficaz, risco de violência direcionada a outros, processos familiares interrompidos e risco de relacionamento ineficaz se mostraram relacionados às necessidades psicossociais, ao passo que o risco de religiosidade prejudicada apresentou relação com as necessidades psicoespirituais.

Conclusão:

a ausência de diagnósticos de enfermagem da categoria de promoção da saúde sinaliza a necessidade de ações que propiciem qualidade de vida a essas pessoas.
Biblioteca responsável: BR17.1