Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Residência multiprofissional em saúde mental: atuação de enfermeiros no processo de ensino-aprendizagem / Residencia multiprofesional en salud mental: el papel del enfermero en el proceso de enseñanza-aprendizaje / Multiprofessional residence in mental health: nursing of the nurses in the teaching-learning process

Villarinho, Diego Rocha Louzada; Carvalho, Ana Cristina Silva de; Lacerda, Alessandra Cabral de; Cardoso, Débora Ribeiro; Ferreira, Rosa Gomes dos Santos; Peres, Maria Angélica de Almeida.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 25(290): 8195-8206, julho.2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1379921
Na saúde mental nos deparamos com desafios ao longo dos anos, avançamos com políticas públicas direcionadas ao atendimento dos pressupostos da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a ampliação de redes substitutivas a psiquiatria, novas práticas foram produzidas, influenciando o processo de formação de enfermeiros desde a graduação quanto na pós-graduação. Objetivo: analisar estratégias de enfermeiros para a integração ensino-assistência junto à residentes multiprofissionais em Saúde Mental. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, com dez enfermeiros de uma instituição psiquiátrica universitária. Os dados foram coletados de fevereiro/17 a maio/17, por entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Resultados: Identificamos como estratégias: interação interprofissional; trabalho em equipe; estímulo ao cuidado psicossocial. Conclusão: Os enfermeiros atuam como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem independentemente de serem preceptores ou não, porquanto permanentemente atuam na assistência. Sugerimos a formalidade no preparo de enfermeiros-preceptores utilizadores de metodologias de ensino apropriadas para o campo da saúde mental.(AU)
Biblioteca responsável: BR1505.9
Localização: BR1505.9