Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação em Odontologia para além dos muros da Universidade: relato de experiência do estágio na Estratégia Saúde da Família / Dentistry training beyond the walls of the University: experience report of the internship in Family Health Strategy

Santos, Antares Silveira; Medeiros, Vanessa Alves de; Vasconcelos, Victor Mendes de; Lobo, Micheline Lins; Lucas, Rilva Suely de Castro Cardoso; Rocha-Madruga, Renata Cardoso; Soares, Gabriella Barreto.
Rev. ABENO ; 22(2): 1678, jan. 2022. ilus
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1391486
A exigência de profissionais de Odontologia aptos a trabalharno Sistema Único de Saúde (SUS) traz a necessidade de uma formação direcionada ao desenvolvimento de competências e habilidades. A inserção do aluno na Atenção Primária à Saúde (APS) por meio dos estágios vem sendo preconizada, por ser um nível de atençãoimportante para construção da integralidade do cuidado. Assim, o objetivo deste artigo é descrever e analisar a experiência vivenciada por graduandos de Odontologia junto a uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) no componente curricular Estágio Supervisionado na ESF, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do interior, em um bairro com grande vulnerabilidade social. Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva, caráter qualitativo e cunho crítico-reflexivo. Osdados foram alcançados pelapercepção dos alunos durante as atividades do estágio, utilizando como base o portfólio crítico reflexivo (PCR) construído durante dez encontros na UBS. Previamente, um semestre foi destinado à aquisição de conhecimento teóricoe planejamentodas atividades a serem desenvolvidas durante o estágio. Na UBS, os estudantes tiveram a possibilidade de vivenciar o funcionamento e interação da equipe de saúde, realizar atividades voltadas à prática interprofissional, visualizar as demandas da comunidade e desenvolver atividades com metodologias participativas. Em seguida, foi construído o PCR e partilhada a vivência por meio de apresentação aberta ao público. Dessa forma, o estágio permitiu desenvolver um olhar mais humanizado e integral aos estudantes de Odontologia, com competências importantes para o profissional apto a trabalhar no SUS (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1