Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Management technology for implementing the Systematization of Nursing Care / Tecnología de gestión para la implementación de la Sistematización de la Atención de Enfermería / Tecnologia gerencial para implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Sousa, Anderson Reis de; Santos, George Luiz Alves; Salbego, Cléton; Santana, Thiago da Silva; Félix, Nuno Damácio de Carvalho; Santana, Rosimere Ferreira; Silva, Rudval Souza da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20220028, 2022. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1394625
RESUMO

Objetivo:

Descrever a construção de uma tecnologia gerencial voltada à implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em serviços de enfermagem.

Método:

Estudo metodológico, qualitativo e explicativo, sustentado no referencial normativo e legal da Resolução COFEN nº 358/2009. Compreendeu a construção teórica de instrumentos para a prática ancorados na literatura e na expertise de um grupo de 40 enfermeiros, entre os meses de abril de 2020 e junho de 2021.

Resultados:

A tecnologia está delineada a partir das dimensões método, pessoal e instrumentos de enfermagem que sustentam o tripé da Sistematização da Assistência de Enfermagem. É constituída por um modelo explicativo de uma matriz de gestão operacional e de um instrumento do tipo checklist para o acompanhamento/monitoramento da gestão da Sistematização da Assistência de Enfermagem nos serviços. Conclusão A tecnologia gerencial se insere como uma solução para melhorar a performance organizacional, a atenção à saúde, o apoio às decisões clínicas, o planejamento, a administração, a organização dos serviços e a prática profissional, e criar condições favoráveis para a aplicação do Processo de Enfermagem em sua plenitude.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1