Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome de burnout entreprofissionais de enfermagem / Burnout syndrome among nursing professionals / Síndrome de burnout en profesionales de enfermeira

Santos, Bianca Leslie Feitosa Dos; Chaves, Anne Fayma Lopes; Veras, Vivian Saraiva; Sousa, Leilane Barbosa de; Frota, Natasha Marques; Nogueira, Daiany Maria Castro.
Enferm. foco (Brasília) ; 13(n.esp1): 1-7, set. 2022. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1396691
Objetivo: analisar as produções científicas disponíveis na literatura sobre incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais da equipe de enfermagem. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada em março de 2020, nas bases de dados LILACS, SCIELO, BDENF e PubMed. Amostra composta por nove artigos, após seleção baseada nos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Utilizou-se os descritores controlados dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) "Esgotamento Profissional", "Equipe de Enfermagem", "Prevalência" e as do Medical Subject Headings (MeSH) foram "Burnout Professional", "Nursing Team", "Prevalence", utilizando o operador booleano and para realização da pesquisa. Resultados: A Síndrome de Burnout entre os profissionais de enfermagem tem alta incidência, mostrando valores mais acentuados em serviços de atendimento móvel de urgência, mas sendo evidenciado algo distinto, uma realidade também no âmbito da atenção primária à saúde. O perfil dos profissionais mais acometidos pela síndrome foram os do sexo feminino, com um menor tempo de formação e menor tempo de atuação na unidade, duplo vínculo empregatício, altas demandas de trabalho com baixo controle e apoio social. Conclusão: Percebe-se a necessidade de reestruturações organizacionais abrindo espaços institucionais para discussões entre gestores e profissionais da enfermagem, no direcionamento da elaboração de estratégias que visem à promoção da saúde dos trabalhadores. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2