Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Urgências e emergências na atenção básica: visão da enfermagem / Emergencies and emergencies in primary care: nursing vision / Urgencias y emergencias en atención primaria: visión de enfermeira

Pinto, Roberta Gondim Tenório; Ribeiro, Leila Batista; Sousa, Sara Cristina Alves De; Dantas, Taynara Câmara Lopes; Ferreira, Edvâne Nascimento; Silva, Rodrigo Gonçalves; Silva, Gabriele Soares da; Andrade, Cristiane Machado do Vale de.
REVISA (Online) ; 11(3): 391-406, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1397730

Objetivo:

Analisar a capacidade de atendimento de casos de Urgência e Emergência pelos enfermeiros da Atenção Básica do Guará/DF.

Método:

Abordagem qualitativa e método descritivo, de acordo com os pressupostos de Gil, no qual todos os dados utilizados foram adquiridos por meio de entrevista realizada nas UBS do Guará-DF com enfermeiros da equipe da ESF.

Resultados:

Foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com 07 enfermeiros identificados neste estudo com indicadores alfanuméricos (E1 a E7) para salvaguardar a identificação dos mesmos.

Conclusão:

Esta pesquisa buscou entender como ocorre o atendimento aos casos de urgência e emergência na AB sob o ponto de vista do enfermeiro. Baseado nas informações coletadas considera-se que apesar existir demanda de urgência e emergência na AB, o treinamento dos profissionais e o fornecimento de infraestrutura básica não são realidade. O enfermeiro como sujeito principal neste cenário de tantas controvérsias, fica de fato instável e muito vulnerável em cada um dos atendimentos. Cabe ao SUS repensar onde de fato deve ser feito o serviço de atendimento de urgências e emergências, prover recursos humanos capacitados e caso decida que será também na UBS esse tipo de atendimento, deverá rever a estrutura física e recursos materiais para tal.
Biblioteca responsável: BR2040.1