Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Importância do papel da enfermagem no atendimento à mulher vítima de violência e violência doméstica / Importance of the role of nursing in care for women victims of violence / Importancia del papel de la enfermería en la atención de mujeres víctimas de violencia

Cordeiro, Adriana dos Santos; Silva, André Luis de Assis da; Fernandes, Carla Thainá Santana; Nunes, Denoelma Carvalho; Moraes Filho, Iel Marciano de.
REVISA (Online) ; 11(4): 527-537, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1401665
Objetivo: descrever perante a literária as ações da enfermagem no cuidado a mulheres vítimas de violência doméstica, identificando falhas nas práticas e dimensões do cuidar. Método: Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa exploratória, realizada em abril de 2021, no qual foram abordados artigos científicos, pesquisados através dos Descritores em Ciências da Saúde: "Cuidados de enfermagem", "Violência contra a mulher", "Violência doméstica", "Assistência à mulher", "Lei Maria da Penha", obtidos através das seguintes bases: Biblioteca Virtual Em Saúde; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Eletronic Library On-line e documentos e normativas do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Enfermagem. Foram incluídos documentos publicados entre os anos de 2015 a 2021, que tinham ligação considerável com o tema proposto, e excluídos materiais que foram publicados antes de 2014 ou que não apresentavam ligação considerável com o tema. Resultados: Após a seleção dos documentos que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, foram selecionados 11, considerados pertinentes para o estudo. O enfermeiro se configura como o profissional que recebe as mulheres prioritariamente, tanto na atenção básica quanto nos prontos socorros, devendo, assim, proporcionar um diálogo amigável, gerando um elo de confiança entre profissional e vítima, promovendo intimidade e fornecendo segurança para que elas se sintam confortáveis para relatar o ocorrido e, por conseguinte, tomar as decisões prioritárias. Conclusão: A conduta do enfermeiro não seria possível sem a equipe multiprofissional e o auxílio da rede em saúde, frente aos cenários de violência contra a mulher.
Biblioteca responsável: BR2040.1