Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A qualitative study of medical-surgical intensive care unit nurses' experiences in caring for critical patients / Estudo qualitativo das experiências enfermeiros em cuidados a pacientes críticos em unidade de terapia intensiva médico-cirúrgica / Un estudio cualitativo sobre las experiencias de enfermeros de una unidad de cuidados intensivos médico-quirúrgicos en la atención al paciente crítico

Dikmen, Burcu Totur; Bayraktar, Nurhan; Yılmaz, Ümran Dal.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20220220, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1406755
RESUMO

Objetivo:

Descrever o significado atribuído à experiência clínica de enfermeiros em unidades de terapia intensiva médico-cirúrgica no norte de Chipre.

Método:

O estudo qualitativo foi realizado em duas unidades de terapia intensiva em um hospital universitário. Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade com 17 enfermeiros. Para analisar as experiências dos enfermeiros, foi utilizada a abordagem descritiva fenomenológica de Giorgi. Neste estudo, foram seguidos os critérios consolidados para relatar a lista de verificação da pesquisa qualitativa.

Resultados:

A análise de dados levou à extração de cinco temas e 19 subtemas. Os temas identificados para o estudo foram competência, universo emocional, recursos de estresse, significado dos cuidados de enfermagem e eventos profundamente afetados. Os resultados foram que enfermeiros expressaram adquirir muita experiência nas unidades de terapia intensiva e que seu trabalho nelas contribuiu muito para seu desenvolvimento profissional. Conclusão Foi indicado que os enfermeiros tiveram experiências significativas de cuidado nas unidades de terapia intensiva, mas que, no entanto, também foram percebidas como experiências estressantes. O estudo tem implicações importantes para enfermeiros, membros de corpos docentes e administradores, que podem obter experiências positivas em termos de cuidados em unidades de terapia intensiva.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1