Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Treinamento de habilidades por simulação no desenvolvimento de competências de estudantes de enfermagem / Entrenamiento de habilidades mediante simulación en el desarrollo de las competencias de los estudiantes de enfermería / Skills training by skills development techniques for nursing students

Canever, Bruna Pedroso; Costa, Diovane Ghignatti da; Magalhães, Aline Lima Pestana; Gonçalves, Natália; Bellaguarda, Maria Ligia dos Reis; Prado, Marta Lenise do.
REME rev. min. enferm ; 26: e1457, abr.2022. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1422475
RESUMO Objetivos: identificar as contribuições do treinamento de habilidades por simulação como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de competências na formação de estudantes de Enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva. O cenário do estudo foi uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. Os participantes foram os estudantes matriculados no semestre de coleta, constituindo uma amostra por conveniência. Os dados foram coletados em 2019, ao término do treinamento de habilidades, por meio de questionário composto por questões abertas. O corpus de dados foi submetido à análise temática, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Resultados: vinte e cinco estudantes concordaram em participar do estudo. Os resultados compreenderam três categorias: i) Treinamento de habilidades como estratégia para desenvolver a criticidade no aprendizado; ii) O aprendizado a partir do conhecendo a si mesmo e reconhecendo sentimentos que emergiram durante a experiência; iii) Contribuições para o desenvolvimento de competências a partir de um processo dialógico. Conclusão: o treinamento de habilidades oportuniza o desenvolvimento de destreza e domínio de procedimentos técnicos antes das práticas clínicas e contribui com o processo formativo de estudantes de Enfermagem mediante o desenvolvimento de competências. Destaca-se a postura pedagógica acolhedora e receptiva das professoras, contribuindo para uma experiência positiva.
Biblioteca responsável: BR21.2