Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Professional identity of mental health nurses: a phenomenological study in Merleau-Ponty / La identidad profesional de la enfermera en el campo de la salud mental: estudio fenomenológico en Merleau-Ponty / Identidade profissional da enfermeira no campo da saúde mental: estudo fenomenológico em merleau-ponty

Reis, Helca Franciolli Teixeira; Terra, Marlene Gomes; Dos-Santos, Edirlei Machado; Nasi, Cíntia; Reis Júnior, Wanderley Matos; Brito, Leila Graziele de Almeida; Kurimoto, Teresa Cristina da Silva; Sena, Edite Lago da Silva.
Rev. gaúch. enferm ; 43: e20220140, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1423954
RESUMO Objetivo: Compreender a identidade profissional da Enfermeira no campo da Saúde Mental. Método: Pesquisa qualitativa, fundamentada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, realizada entre outubro de 2019 e abril de 2020, com dezesseis Enfermeiras atuantes no campo de Saúde Mental, localizados em dois municípios do Estado da Bahia, Brasil. Para a produção dos dados utilizou-se a Entrevista Fenomenológica, que, após transcrição,submeteu-se a análise por meio da Analítica da Ambiguidade. Resultados: Delineamos as categorias: Da Psiquiatria Clássica à Atenção Psicossocial; Salto identitário mediado pela vivência do corpo próprio. Compreendemos que o saber-fazer da Enfermagem na Saúde Mental vem sendo construído na intersubjetividade com os usuários e equipe multiprofissional. Considerações finais: Embora a atuação da Enfermagem revele ambiguidades que evidenciam o transitar entre a Psiquiatria Clássica e a Atenção Psicossocial, mostrou-se potente para dar o "salto identitário", transcendência que evidencia o quanto essa vivência a torna capaz para atuar na Saúde Mental.
Biblioteca responsável: BR1.1