Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os efeitos da pandemia no bem-estar dos enfermeiros brasileiros no combate ao Covid-19: uma revisão de escopo / The effects of the pandemic on the well-being of brazilian nurses in the fight against Covid-19: a scoping review / Los efectos de la pandemia en el bienestar de las enfermeras brasileñas en la lucha contra el Covid-19: a scoping review

Silva Junior, Milton Domingues da; Silva, Roni Robson da; Santos, Maria Isabel Silva; Ferreira, Ana Rita Alves; Passos, Joanir Pereira.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(2): 701-719, Maio-Ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1424879

Introdução:

Estudos indicam que os profissionais de saúde têm alto risco de desenvolver sintomas relacionados à saúde mental, especialmente depressão, ansiedade e estresse.

Objetivo:

identificar e sintetizar os estudos sobre os preditores relacionados a saúde mental entre enfermeiros que atuam na linha de frente no combate ao COVID- 19.

Método:

Trata-se de uma revisão de escopo, sem limitação de linguagem e ano, nas bases BVS, PubMed, SCIELO, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, MedNar, CAPES e ProQuest. Foi realizada síntese narrativa.

Resultados:

A pandemia da COVID-19 trouxe sérios impactos a saúde mental dos profissionais de enfermagem, os achados revelaram cinco temas principais sentimento de insegurança, falta de equipamentos de proteção individual, falta de exames diagnósticos, mudanças no fluxo de atendimento e medo do desconhecido. Existe uma associação significativa entre o bem-estar físico e metal e a produtividade laboral.

Conclusão:

Destaca-se os desafios enfrentados pelos enfermeiros no combate da COVID-19, mesmo com a repercussões no ambiente de trabalho os enfermeiros ainda padecem de reconhecimento adequado que incluem situações de estresse, ansiedade, depressão e estão diretamente relacionadas à frustração, esgotamento físico e mental, sentimento de impotência e insegurança profissional vivenciados durante a pandemia, principalmente por jovens profissionais sem experiência no cuidado de pacientes críticos.
Biblioteca responsável: BR513.1