Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profissão e vocação: a enfermagem em questão / Profession and vocation: nursing in question / Profesión y vocación: la enfermería en cuestión

Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Santos, Francisco Diogenes dos; Muniz, Cristhian Farias Ferreira; Dias, Luiza Jocymara Lima Freire; Sousa, Francisco Willian Melo de; Vasconcelos, Layse Fernandes Queiroz; Ribeiro, Marcos Aguiar.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(2): 795-812, Maio-Ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1424953

Objetivo:

Identificar os motivos pelos quais levaram os estudantes a escolherem a formação universitário em Enfermagem.

Metodologia:

Estudo exploratório- descritivo, sob abordagem qualitativa, desenvolvido com 276 acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública do Noroeste do estado do Ceará, Brasil. As informações foram coletadas por meio de um questionário eletrônico, aplicado por meio da plataforma Google Forms®. Essas por sua vez, foram analisadas a partir de análise de conteúdo proposto por Minayo, com o suporte do software N VIVO 11®.

Resultados:

As palavras mais referidas pelos estudantes ao serem questionados acerca dos motivos na escolha do curso de Enfermagem, foram "Área", "Saúde", "Curso" e "Profissão", as quais suscitam que em algumas situações a escolha do curso aconteceu pela área da Saúde e não pelo curso em específico. Entretanto, outras palavras com maior quantitativo de repetição foram identificadas "Sempre", "Gosto" e "Enfermagem", que por sua vez, demonstram a identificação com o curso de Enfermagem em específico e com o fazer da profissão. A partir de então, foram definidas seis categorias de análise, a saber "Identificar-se com a profissão", "Determinação Social e Mercado de Trabalho", "Enfermagem como segunda ou única opção", "Influências externas", "Permanência na área da Saúde" e "Vocação e visão solidária-romântica". Considerações finais A partir dos discursos dos participantes em estudo, evidenciou-se que os motivos pelos quais levaram esses a ingressarem no curso universitário em Enfermagem estão associados ao imaginário da vocação, da concepção da Enfermagem enquanto profissão voltada para o cuidar/cuidado, bem como pelo o interesse de atuação na área da saúde.
Biblioteca responsável: BR513.1