Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vínculo e acolhimento na atenção primária à saúde: potencialidades e desafios para o cuidado / Bonding and user embracement in primary health care: potentialities and challenges for care / Vinculación y acogimiento en la atención primaria de salud: potencialidades y desafíos para el cuidado

Lachtim, Sheila Aparecida Ferreira; Freitas, Giselle Lima de; Lazarini, Welington Serra; Marinho, Gerson Luiz; Horta, Ana Lucia de Moraes; Duarte, Elysângela Dittz; Lana, Francisco Carlos Félix.
Tempus (Brasília) ; 16(4): 87-97, abr. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1425820
O objeto deste estudo é a percepção dos profissionais de enfermagem sobre o vínculo e o acolhimento na Atenção Primária à Saúde. O objetivo é analisar as potencialidades e os limites dessas ferramentas para efetivação do princípio da integralidade no cuidado em saúde. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa que analisou 251 entrevistas realizadas com enfermeiras(os) atuantes no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado, foram gravadas e transcritas. Os dados produzidos foram tratados e explorados com auxílio do software MaxQda. A maior parte das participantes eram mulheres, brancas, residiam na mesma cidade de trabalho, graduaram-se em instituições privadas e tinham especialização na área. Os resultados foram organizados em três categorias: longitudinalidade e continuidade do cuidado; relação de afetividade e confiança; garantia de acesso aos serviços de saúde, identificação das necessidades de saúde. Os enfermeiros entendem que o vínculo e o acolhimento, que perpassa a construção de afetividade e de confiança, favorecem a construção de um projeto terapêutico integral. Além disso, identificam que a prática em saúde amparada no vínculo e no acolhimento estão associados a uma maior valorização da profissão de enfermagem por parte da população. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9