Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Baixa cobertura de saúde bucal: como potencializar o cuidado? / Low oral health coverage: how to improve care? / Un informe de experiencia del proyecto de extensión de cuidado dental vinculado al sistema único de salud de Brasil

Fagundes, Maria Laura Braccini; Amaral Júnior, Orlando Luiz do; Krassmann, Ariane Soares; Campagnol, Patrícia Bastianello; Menegazzo, Gabriele Rissotto; Torres, Luísa Helena do Nascimento; Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral.
Tempus (Brasília) ; 14(1): 189-195, jul. 3, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1427379
Objetivo:Este estudo trata-se de um relato de experiência acerca de um programa da prefeitura da cidade de Santa Maria, sul do Brasil, vinculado à um projeto de extensão denominado Sorria Santa Maria que teve seu início em 2017 e permanece em andamento. Nosso objetivo com isso foi, além de contribui com os usuários que têm dificuldade em acessar os atendimentos odontológicos na atenção básica, promover e demonstrar as práticas em saúde coletiva, construídas em diferentes processos de trabalho e estreitamente ligadas a estruturas da sociedade.Relato de experiência:O programa destina-se aos usuários do Sistema Único de Saúde do município que não conseguem acessar as Unidades Básicas de Saúde, devido à baixa cobertura de saúde bucal municipal e às funções profissionais exercidas durante horário comercial pelos usuários. Os agendamentos são realizados segundo uma lista de espera com o contato de pacientes que manifestaram desejo de uma avaliação odontológica. Nas consultas, realiza-se então acolhimento, avaliação e atendimento destes pacientes até a conclusão do plano de tratamento. Conclusão:Importantes impactos foram alcançados até o presente momento, tanto em relação ao expressivo número de atendimentos odontológicos realizados quanto à redução das listas de espera para atendimento odontológico. Além disto, ressaltam-se que as ações de promoção de saúde ligadas ao projeto resultamem uma maior integração entre ensino-serviço-comunidade no município. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9