Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interdisciplinaridade na saúde bucal da gestante na perspectiva do enfermeiro / Interdisciplinariedad en la salud bucal embarazada desde la perspectiva del profesional de enfermería / Interdisciplinarity in the pregnants' bucal health from the nurses' perspective

Oliveira, Raquel de Maria Carvalho; Diaz, Anamerinda de Oliveira; Bandeira, Mirelle Varela Rodrigues; Belarmino, Adriano da Costa; Anjos, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos; Ferreira, Antonio Rodrigues.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), SaludCR | ID: biblio-1430297

Introdução:

O acompanhamento odontológico no pré-natal representa estratégia singular com atuação interdisciplinar na prevenção de agravos à gestante e complicações no parto.

Objetivo:

Identificar a interdisciplinaridade no acompanhamento odontológico no pré-natal na perspectiva do enfermeiro.

Metodologia:

Estudo com abordagem qualitativa fundamentado na Hermenêutica-dialética de Gadamer e Habermas em seis Unidades de Atenção Primária à Saúde de uma metrópole do Nordeste do Brasil, com seis enfermeiros por meio de entrevistas em profundidade no ano de 2018. A organização dos dados ocorreu através da análise temática de Minayo.

Resultados:

Evidenciaram-se após análise temática as categorias, ''O cuidado interdisciplinar do médico, odontólogo e enfermeiro''e ''Encaminhamento do enfermeiro durante o acompanhamento odontológico no pré-natal". Há implicações para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no acompanhamento odontológico no pré-natal, como fragilidades na continuidade do cuidado, na comunicação e interação na equipe.

Conclusão:

Há necessidade de ampliar a integralidade para qualidade no desenvolvimento de cuidados em saúde à gestante e diminuição de complicações maternas e neonatais em populações de mulheres brasileiras.
Biblioteca responsável: CR1.1