Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção do enfermeiro sobre os cuidados relacionados ao extravasamento de drogas antineoplásicas / Percepción de profesionales de enfermería sobre los cuidados relacionados con la extravasación de medicamentos antineoplásicos / Perception of the nursing professional about the care related to extravasation of antineoplastic drugs

Lima, Ingrid Andrade; Annes, Laryssa Maryssan Barreto; Góis, Amanda Regina da Silva.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), SaludCR | ID: biblio-1430299

Introdução:

O uso de quimioterapias antineoplásicas atuando a nível celular com objetivo de tratar as neoplasias malignas, pode levar ao surgimento da toxicidade dermatológica, ocasionada pelo extravasamento, que consiste em um dano tecidual decorrente da infiltração, por via endovenosa, dos quimioterápicos aos tecidos circunvizinhos do local puncionado, necessitando de uma atuação profissional rápida e efetiva para evitar desfechos desfavoráveis para o paciente.

Objetivo:

Compreender a percepção do enfermeiro sobre os cuidados relacionados ao extravasamento de drogas antineoplásicas.

Método:

Trata-se de um estudo de campo, descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, realizado com quinze enfermeiros que atuam no ambulatório e enfermarias da oncologia adulto de uma instituição hospitalar filantrópica localizada em Recife/Pernambuco, Brasil. Os dados foram coletados entre janeiro e dezembro de 2020 através de entrevista e passaram por análise de conteúdo temática-categorial.

Resultados:

Emergiram duas categorias. Cuidados preventivos da identificação dos fatores de riscos à educação do paciente e equipe de saúde; Cuidados diretos da identificação da ocorrência ao gerenciamento institucional do evento.

Conclusão:

Compreendeu-se que a percepção do enfermeiro destaca a importância do planejamento da assistência, incluindo a intervenção imediata, o registro do evento e o acompanhamento do paciente após o extravasamento, como forma de realizar um cuidado especializado e com maior segurança.
Biblioteca responsável: CR1.1