Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Information technologies as organizational support for the COVID-19 coping actions: Nurses' discourse / Tecnologias da informação como apoio organizacional das ações de enfrentamento da COVID-19: discurso de enfermeiros / Tecnologías de la información como apoyo organizacional para luchar contra el COVID-19: el discurso de los enfermeros

Guedes, Haline Costa dos Santos; Silva Júnior, José Nildo de Barros; Januário, Dilyane Cabral; Trigueiro, Débora Raquel Soares Guedes; Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva; Barrêto, Anne Jaquelyne Roque.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3855, ene.-dic. 2023.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1431831
Resumo

Objetivo:

analisar o discurso de enfermeiros acerca das potencialidades na utilização das tecnologias da informação como apoio organizacional das ações de enfrentamento da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde.

Método:

estudo qualitativo e exploratório, realizado nas unidades da Estratégia Saúde da Família, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A coleta de dados foi realizada de setembro a novembro de 2021 com 26 enfermeiros selecionados por meio da snowball technique, utilizando-se de roteiro de entrevista semiestruturado. O material empírico foi organizado no software Atlas.ti 9 e fundamentado com base no aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa.

Resultados:

evidenciaram-se três blocos discursivos inovação a partir das mídias sociais; ações de educação em saúde; resolutividade nas ações organizacionais, apresentando a relevância dos aplicativos WhatsApp®, Instagram® e Facebook® como recursos estratégicos, de forma a colaborar para a área de Atenção Primária à Saúde com a organização das ações de saúde frente à COVID-19 por enfermeiros.

Conclusão:

as unidades de saúde possuem potencial para fortalecer a assistência por meio dos dispositivos organizacionais digitais, no entanto, necessitam de apoio político que invista na estrutura e em estratégias para potencializar a organização das ações de saúde.
Biblioteca responsável: BR26.1