Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Safety of nursing professionals and patient facing COVID-19 pandemic in critical care unit / Segurança dos profissionais de enfermagem e do paciente frente à pandemia da COVID-19 em unidades críticas / Seguridad de los profesionales de enfermería y del paciente ante la pandemia de COVID-19 en unidades críticas

Gnatta, Juliana Rizzo; Vieira, Rita de Cássia Almeida; Santos, Luciana Soares Costa; Penha, Sirlene Luz; Sanchez, Giovanna Nogueira; Oliveira, Jussiely Cunha; Santana-Santos, Eduesley; Vattimo, Maria de Fatima Fernandes.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3861, ene.-dic. 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1431832
Resumo

Objetivo:

avaliar a segurança dos profissionais de enfermagem e a cultura de segurança do paciente durante a atuação profissional no atendimento de pacientes suspeitos ou com COVID-19.

Método:

estudo transversal realizado com 90 profissionais de unidades críticas de dois hospitais-escola. Foi utilizado um instrumento para caracterização sociodemográfica e condições de saúde, além dos constructos "Segurança do profissional e do paciente" e Hospital Survey on Patient Safety Culture. Foram realizadas análises univariadas entre o diagnóstico de COVID-19 e as características dos profissionais, aplicando-se a correlação de Kendell entre os constructos.

Resultados:

o diagnóstico de COVID-19 apresentou diferença estatisticamente significativa entre os profissionais que trabalhavam há mais de seis anos na unidade (p=0,020) e os itens do constructo "Segurança do profissional e do paciente" referentes às dúvidas sobre como retirar o equipamento de proteção individual (p=0,013) e fluxo seguro (p=0,021). As dimensões 2 (p=0,003), 3 (p=0,009), 4 (p=0,013), 6 (p<0,001) e 9 (p=0,024) do Hospital Survey on Patient Safety Culture foram associadas à realização de treinamentos.

Conclusão:

maior tempo de experiência profissional do profissional de enfermagem esteve associado a não infecção por COVID-19. A percepção de cultura de segurança do paciente esteve relacionada à realização de treinamentos.
Biblioteca responsável: BR26.1