Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Educação Física como força de trabalho do SUS: análise dos tipos de vínculos profissionais / Physical Education as a workforce of the Brazilian Unified Health System: an analysis of the types of professional bonds / La Educación Física como fuerza de trabajo del Sistema Único de Salud: análisis de los tipos de vínculos de los profesionales

Vieira, Leonardo Araújo; Caldas, Leonardo Carvalho; Gama, Marcos Rafael de Jesus; Almeida, Ueberson Ribeiro; Lemos, Emmanuelly Correia de; Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de.
Trab. Educ. Saúde (Online) ; 21: e01991210, 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1432485
Resumo Considerando a inserção de Profissionais de Educação Física como força de trabalho no Sistema Único de Saúde, este estudo teve como objetivo analisar os tipos de vínculos e a carga horária de trabalho desses profissionais nos diferentes níveis de atenção à saúde e regiões do Brasil entre 2007 e 2021. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa com base em pesquisa no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Foi observado que a atenção primária à saúde constitui o principal nível de atuação, seguida da atenção secundária e terciária. Na atenção primária, o número de cadastros de Profissionais de Educação Física com vínculo de trabalho precário é maior do que os com vínculo protegido, mas o inverso ocorre na atenção secundária e terciária. Nas regiões Sul e Sudeste, foi revelado maior número de cadastro desses profissionais com vínculo de trabalho protegido, e nas demais regiões prevaleceu o vínculo de trabalho precário. Foi identificado que 44,7% dos cadastros de Profissionais de Educação Física possuem carga horária maior ou igual a 40 horas por semana. Em conclusão, a atenção à saúde pode ser prejudicada pelo tipo de vínculo de trabalho do profissional por causar rotatividade e dificuldade na continuidade do cuidado.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3