Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação interprofissional nas práticas de integração ensino-serviço-comunidade: perspectivas de docentes da área de saúde / La educación interprofesional en prácticas de integración educación-servicio-comunidad: perspectivas de docentes del área de la salud / Interprofessional education in teaching-service-community integration practices: perspectives of professors in the health area

Farinha, Angélica Lucion; Jaeger, Fernanda Pires; Marchiori, Mara Regina Caino Teixeira; Budel, Luciele Janner; Colomé, Juliana Silveira.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 27: e20220212, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1440095
Resumo Objetivo conhecer os desafios da educação interprofissional nas práticas de integração ensino- serviço-comunidade na perspectiva de docentes da área da saúde. Método estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre setembro e dezembro de 2021, em uma Instituição de Ensino Superior da região central do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram onze docentes coordenadores de estágios no âmbito da saúde coletiva. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. Resultados os dados apontaram como principais desafios os escassos momentos de integração, o espaço físico restrito nos serviços, a resistência de alguns profissionais em trabalhar em equipe e os horários das práticas acadêmicas. Por outro lado, os programas indutores da formação para o Sistema Único de Saúde e a existência de um grupo colegiado de Saúde Coletiva, se mostraram como estratégias de fomento à educação interprofissional. Conclusão conclui-se que a educação interprofissional ainda enfrenta entraves para o seu fortalecimento, contudo, já existem iniciativas que demonstram potencial para a integração ensino-serviço-comunidade. Implicações para a prática o estudo pode contribuir para a identificação dos desafios da educação interprofissional e, assim viabilizar estratégias no contexto da formação e do trabalho em saúde, na perspectiva interprofissional.
Biblioteca responsável: BR442.1