Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Safety culture in obstetric nurses' clinical practice / La cultura de seguridad en la práctica clínica de enfermeros especializados en obstetricia / Cultura de segurança na prática clínica dos enfermeiros obstetras

Brás, Cláudia Patrícia da Costa; Figueiredo, Maria do Céu Aguiar Barbieri de; Ferreira, Manuela Maria Conceição.
Texto & contexto enferm ; 32: e20220330, 2023. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1442205
RESUMO

Objetivo:

identificar as dimensões da cultura de segurança que influenciam a prática clínica dos enfermeiros obstetras.

Método:

estudo observacional, analítico, transversal, realizado em duas maternidades integradas em um centro hospitalar da região Centro de Portugal, no período de setembro de 2018 a maio de 2019. Um total de 70 enfermeiros obstetras respondeu ao Hospital Survey on Patient Safety Culture. Os dados foram submetidos à análise descritiva e inferencial. As dimensões foram consideradas fortes quando apresentaram scores ≥75,0% de respostas positivas, e consideradas problemáticas, quando apresentaram scores ≤ a 50,0%.

Resultados:

a dimensão "trabalho em equipe dentro das unidades" foi a dimensão que obteve scores acima de 75,0%. As dimensões "expectativas do supervisor", "feedback e comunicação sobre o erro", "abertura na comunicação", "aprendizagem organizacional" e "transferências e transições hospitalares" obtiveram pontuações entre 50,0% e 65,0%. As dimensões "resposta ao erro não punitiva", "frequência da notificação de eventos", "apoio à segurança do paciente pela gestão" e "quantidade de profissionais" apresentaram scores abaixo de 40,0%.

Conclusão:

os resultados deste estudo mostram que o trabalho em equipe dentro das unidades é uma dimensão forte da cultura de segurança nas maternidades. Contudo, a prevalência de uma cultura punitiva, de subnotificação de eventos adversos, uma quantidade insuficiente de enfermeiros obstetras e pouco comprometimento da gestão hospitalar são consideradas como dimensões problemáticas que influenciam a prática dos enfermeiros obstetras. Essa avaliação da cultura de segurança contribui para o planejamento de intervenções que reduzem a incidência de erros e melhoram a segurança da assistência obstétrica.
Biblioteca responsável: BR1.1