Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento e validação de material educacional para pacientes com insuficiência cardíaca / Development and validation of educational material for patients with heart failure / Desarrollo y validación de material educativo para pacientes con insuficiencia cardíaca

Marques, Cleidinaldo Ribeiro de Goes; Oliveira, Gabriela Silva; Matos, Ana Liz Pereira de; Sousa, Anne Caroline Almeida de; Andrade, Lavínia Melo; Santana, Karla Yasmim de Andrade; Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares; Santos, Eduesley Santana.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-7, mar. 20, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1516512
Objetivo: Desenvolver e validar um folder educativo para uso em pessoas com Insuficiência Cardíaca. Métodos: Estudo metodológico para elaboração de folder educativo e validação por especialistas. Os juízes técnicos foram enfermeiros especialistas em cardiologia, que validaram conteúdo e aparência, e designers gráfico validaram a aparência, estética e a comunicação visual. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi calculado, as respostas foram consistentes quando Alfa de Cronbach> 0,60 e o índice de concordância entre avaliadores (IRA) foi calculado. Resultados: Alta concordância entre enfermeiros (IRA = 1), consistência interna quase perfeita (Alfa de Cronbach = 0,84), IVC total e isolado acima de 0,8. A cartilha foi considerada válida. Para os designers gráficos, o IVC geral obteve um valor que garantiu a validade de aparência. Conclusão: A cartilha educativa foi validada pelos juízes e apresenta-se como instrumento para auxiliar no preparo para alta e acompanhamento em longo prazo de pacientes com IC. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2