Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Exercise of professional autonomy of intensive care nurses in the pandemic scenario / Ejercicio de la autonomía profesional de los enfermeros intensivistas en el escenario de pandemia / Exercício da autonomia profissional de enfermeiros intensivistas no cenário pandêmico

Costa, Rafaela Lira Mendes; Santos, Regina Maria dos; Comassetto, Isabel; Bellaguarda, Maria Ligia dos Reis.
Rev. gaúch. enferm ; 44: e20220225, 2023.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1522035
RESUMO

Objetivo:

Analisar o exercício da autonomia profissional de enfermeiros intensivistas em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Método:

Estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado com 19 enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva de dois hospitais públicos e um privado. As informações foram produzidas de outubro de 2020 a janeiro de 2021, mediante entrevistas semiestruturadas, utilizando a análise de conteúdo na modalidade temática, à luz da Sociologia das Profissões de Eliot Freidson. Resultados Os enfermeiros argumentaram que houve dificuldade, em meio à pandemia, de atuarem com todas as prerrogativas que seu mandato social lhes atribui, devido a várias causas,tais como o conhecimento limitado acerca da doença, a comunicação frágil no trabalho em equipe e a escassez de recursos materiais e humanos.

Conclusão:

O exercício da autonomia profissional se configura a partir do enfrentamento de múltiplos fatores que impactam a atuação dos enfermeiros intensivistas, sobretudo numa conjuntura de crise pandêmica.
Biblioteca responsável: BR1.1