Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"Eu me garanto": potencialidades e fragilidades na formação de competências entre estudantes de enfermagem / "I guarantee myself": potentialities and weaknesses in competence formation among nursing students / "Me garantizo": fortalezas y debilidades en la formación de habilidades entre estudiantes de enfermería

Silva Filho, José Adelmo da; Batista Neto, José Benedito dos Santos; Silva, Helvis Eduardo Oliveira da; Maciel, Jessyca Moreira; Cavalcante, Edilma Gomes Rocha; Pinto, Antonio Germane Alves.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-7, mar. 20, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1524943
Objetivo: analisar as potencialidades e fragilidades na formação do enfermeiro na percepção dos discentes em um curso de graduação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em uma universidade pública do Ceará. Participaram 31 discentes matriculados no oitavo semestre da graduação em Enfermagem, na disciplina Tópicos Especiais em Enfermagem. A coleta foi realizada em agosto de 2019 utilizando um questionário semiestruturado. Utilizou-se a análise temática que resultou em duas categorias temáticas. Resultados: desvelaram-se na categoria "Fragilidades na formação do profissional enfermeiro" os seguintes temas: exame físico, cálculo de medicamentos, farmacologia, vacinas, punção venosa, dentre outros. Na categoria "Potencialidades na formação do profissional enfermeiro" emergiram narrativas sobre prática de curativos, evolução de enfermagem, escuta qualificada e administração de medicamentos. Conclusão: as competências profissionais de enfermagem apontaram a construção de habilidades, conhecimentos e atitudes que irão favorecer um processo de trabalho crítico e reflexivo essencial para a profissão. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2