Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepciones e implicaciones en personas con ostomías de eliminación. Revisión narrativa / Perceptions and implications in people with elimination ostomies. Narrative review / Percepções e implicações em pessoas com estomias de eliminação. Revisão narrativa

Vargas-Rodríguez, Leidy Yemile; Quemba-Mesa, Monica Paola; Díaz-Fernandez, Jenny Katherine; Bautista-Plazas, Leyla; Pulido-Barragan, Sandra Patricia.
Rev. cienc. cuidad. (En línea) ; 20(3): 88-97, 2023.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1524981
Introdução: As pessoas que experienciam uma ostomia de eliminação no âmbito de um trata-mento clínico deparam-se com alterações que impactam a sua qualidade de vida, a nível familiar, social, laboral e económico. Metodologia: Revisão narrativa, que incluiu artigos de todos os desenhos metodológicos em espanhol, inglês e português, disponíveis nas bases de dados Scop-us, Ovid Nursing, Pubmed, Web of Science, Lilacs, Sage, Sciencedirect, Scielo, Google Scholar e repositório. , com os termos de busca MeSH "Ostomia e população rural e cuidadores", dos últimos 10 anos. Esses artigos forneceram análises teóricas para a construção das categorias temáticas relacionadas.Resultados: As categorias temáticas obtidas são: 1) significado de ter uma estomia: destino, estigma, mudança; 2) efeitos na qualidade de vida: mudanças físicas e de papéis; 3) estratégias de coping: intervenções integrais; 4) impacto das intervenções educativas: no pré-operatório e no cuidado; 5) importância do autocuidado: facilita a adaptação; e 6) papel de cuidador: assumem o ônus do cuidado. Conclusões: As pessoas com ostomias, seus cuidadores e familiares vivenciam diferentes mudanças na dinâmica e nos papéis da vida, pelo que requerem apoio de saúde com suporte emocional, habilidades cognitivas e instrumentais.
Biblioteca responsável: CO648.1