Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Realidade virtual no ensino da graduação em odontologia: uma revisão integrativa / Realidad virtual en la enseñanza de pregrado en odontología: una revisión integradora / Virtual reality in the teaching of undergraduatesin Dentistry: an integrative review

Jácome, Erik Vinícius Martins; Carvalho, Camila Fernandes Maia de; Félix, Érica Galdino; Bessa, Mariana Silva de; Aires, Caio Augusto Martins; Torres, Ana Clara Soares Paiva; Nascimento, Ellany Gurgel Cosme do; Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros.
Rev. ABENO ; 23(1): 1976, mar. 2023. ilus, tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1525057
O objetivo deste estudo foi investigar, por meio de uma revisão de literatura, a utilização da realidade virtual no processo de ensino-aprendizagem da graduação em Odontologia. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com buscas de alta sensibilidade, realizado nas bases de dados Medline (PubMed), EMBASE (Elsevier), Cochrane Library e Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando-se descritores relacionados à realidade virtual, ensino na Odontologia e educação, com termos correlatos recuperados no MeSH, DeCS e Emtree. A busca foi realizada em maio de 2022 por ensaios clínicos nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Após avaliação por meio dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, 14 ensaios clínicos, publicados entre os anos de 2004 e 2021 em língua inglesa, foram incluídos. As finalidades mais testadas das tecnologias de realidade virtual foram para preparos cavitários para remoção de cárie (n=7) e no ensino teórico (n=2). Quanto aos instrumentos de avaliação dos participantes, a avaliação prática de destreza manual foi a mais usada (n=9). As limitações mais recorrentes (n=6) foram deficiências na avaliação ou nos métodos avaliativos dos estudos. Assim, conclui-se que a utilização da realidade virtual na área da Odontologiaapresenta o potencial de aprimorar habilidades técnicas e complementar o ensino de assuntos teóricos de disciplinas da graduação. Considerando esse potencial, sugere-se que mais estudos sejam realizados para uma melhor eficácia e aplicabilidade da realidade virtual na graduação (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1