Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implantação do primeiro curso de mestrado profissional em enfermagem no estado de Rondônia / Implementation of the first professional master's course in nursing in the state of Rondônia / Implementación del primer curso de maestría profesional en enfermería en Rondônia

Danski, Mitzy Tannia Reichembach; Pontes, Letícia; Silva, Laryssa Sampaio; Pereira, Jéssica de Fátima Gomes; Ferreira, Ádila Thaís de Souza; Souza, Francisca Taiama Galvão de.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-7, mar. 20, 2023. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1525289
Objetivo: Descrever a implantação do pioneirismo do curso de Mestrado Profissional, na área de enfermagem, no estado de Rondônia, contemplado no edital 28/2019, do Acordo de Cooperação Técnica CAPES/Cofen 30/2016. Métodos: Trata-se de um estudo em uma perspectiva histórica, que utilizou documentos institucionais e dispositivos legais relacionados à temática. A coleta de informações foi realizada no período de setembro de 2020 a setembro de 2021. Resultados: Implantação do primeiro curso de Mestrado Profissional, turma fora de Sede, pelo Programa de Pós-graduação em Práticas do Cuidado em Saúde da Universidade Federal do Paraná no Estado de Rondônia. Foram selecionados dez profissionais, os quais desenvolvem projetos de pesquisas em diferentes cenários da prática profissional de enfermagem: Atenção Terciária (66,7%), Atenção Primária (22,2%), Sistema Prisional Federal (11,1%). Os resultados das pesquisas desenvolvidas gerarão produto técnico/tecnológico, conforme as exigências de um Programa de Pós-Graduação, na modalidade de Mestrado Profissional. Conclusão: A oferta do mestrado profissional no estado de Rondônia proporciona a qualificação de enfermeiros, preparando-os para a tomada de decisões a partir de evidências científicas. Esta proposta promove a valorização profissional e a melhoria das práticas em saúde na região amazônica. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2