Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação da identidade profissional de enfermeiros para o trabalho no sistema prisional / Development of the professional identity of nurses to work in the prisonal system / Formación de la identidad profesional de los enfermeros para trabajar en el sistema penitenciario

Cardoso, Débora Ribeiro; Peres, Maria Angélica de Almeida; Silva, Camila Pureza Guimarães; Santos, Tânia Cristina Franco; Bellaguarda, Maria Ligia dos Reis; Ferreira, Rosa Gomes dos Santos.
Rev. enferm. UERJ ; 31: e76762, jan. -dez. 2023.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1526178

Objetivo:

analisar elementos motivadores da construção da identidade profissional de enfermeiros do sistema prisional.

Método:

estudo histórico-social, qualitativo, sob o método de triangulação de fontes orais e documentais coletados de maio a dezembro de 2020, iluminado pelo referencial foucaultiano. Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição signatária.

Resultados:

a realização de concurso público para o sistema prisional foi motivada pela aquisição de estabilidade. Os enfermeiros concursados eram despreparados para cuidar de pessoas presas. A disciplina e os poderes exercidos pelos guardas e presos surpreenderam estes enfermeiros, que precisaram se adaptar ao sistema num contexto social marcado pela violência urbana. Considerações finais destaca-se, na construção da identidade destes profissionais, a capacidade para contornar medos e inseguranças, exercício de poder disciplinar e normatização do cuidado para o enfrentamento do cotidiano do trabalho. Emerge a necessidade de capacitação de enfermeiros nesta área na formação profissional(AU)
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1