Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conceitos, causas e repercussões da violência sexual contra a mulher na ótica de profissionais de saúde / Concepts, causes and repercussions of sexual violence against women from the perspective of healthcare professionals / Conceptos, causas y repercusiones de la violencia sexual contra la mujer a partir de la opinión de profesionales sanitários

Bezerra, Juliana da Fonseca; Silva, Raimunda Magalhães da; Cavalcanti, Ludmila Fontenele; Nascimento, Juliana Luporini do; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Moreira, Gracyelle Alves Remigio.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 29(1): 51-59, jan.-mar.2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-827353

OBJETIVO:

Analisar os sentidos atribuídos por profissionais de saúde aos conceitos, causas e repercussões da violência sexual contra a mulher.

MÉTODO:

Estudo qualitativo realizado com 68 profissionais de saúde de nível superior integrantes de equipe multiprofissional de nove hospitais públicos do município de Fortaleza/CE, entre agosto e dezembro de 2013, por meio de entrevista semiestruturada, a qual norteou a coleta de dados, sendo estes submetidos à análise temática dos núcleos de sentido que emergiram.

RESULTADOS:

Entre os sentidos atribuídos ao conceito de violência sexual, destacam-se a violação dos direitos humanos e ênfase na perpetuação das questões de gênero; quanto às causas, sobressaiu o machismo, a existência de patologias do agressor e a reprodução da violência familiar ­ as repercussões atingem aspectos psicológicos, além da exposição a doenças e agressões físicas.

CONCLUSÃO:

O estudo possibilitou a análise dos sentidos atribuídos à violência sexual pela ótica dos profissionais de saúde investigados, que divergiram sobre a desigualdade de gênero e contexto social, cujas causas foram apontadas como sendo a cultura machista, a falta de informação das mulheres sobre os seus direitos e as questões sociais. Observou-se a dificuldade dos profissionais em trabalhar com o tema
Biblioteca responsável: BR6.1