Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de profissionais da saúde pública / Professional quality of life of public health

Ferigollo, Juliana Prestes; Fedosse, Elenir; Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos.
Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.) ; 24(3)jul.-set. 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-827402

Introdução:

O termo 'qualidade de vida' tem ganhado destaque nos últimos anos, sendo objeto de várias pesquisas. Porém, ainda existem poucos estudos que buscam identificar a qualidade de vida de profissionais da saúde pública.

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo identificar a qualidade de vida dos profissionais do serviço público de saúde de um município de pequeno porte (3.401 habitantes), do interior do Rio Grande do Sul.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo transversal, realizado em maio de 2015, tendo como população-alvo os 27 profissionais que atuam diretamente na saúde pública do município. Os dados foram coletados por meio do instrumento WHOQOL-Bref da Organização Mundial da Saúde. A análise estatística dos dados foi realizada por meio do cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento WHOQOL-Bref, usando o Microsoft Excel e o Software Statistica 9.1.

Resultados:

A taxa de resposta foi de 22 servidores (81,48%). A média da qualidade de vida dos profissionais foi de 76,03, sendo o domínio físico o escore mais alto (80,17) e o psicológico (73,48), seguido do meio ambiente (73,58), os mais baixos.

Conclusão:

O instrumento WHOQOL-Bref é de fácil aplicação e eficiente para indicar/acompanhar a qualidade de vida de profissionais da saúde; os níveis de qualidade de vida dos servidores públicos do município são satisfatórios; o domínio ambiental foi o mais prejudicado (pode ser investigado com maior profundidade por meio do WHOQOL-100 ‒ conforme recomendação do grupo responsável pela elaboração e descrição deste instrumento de qualidade de vida).
Biblioteca responsável: BR1901.9