Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação e notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes por médicos de família no Ceará / Identification and reporting of abuse of children and adolescents by family physicians in Ceará / Identificación y notificación de maltrato en niños y adolescentes por parte de médicos de familia en Ceará

Silva Junior, Geraldo Bezerra da; Rolim, Ana Carine Arruda; Moreira, Gracyelle Alves Remigio; Corrêa, Carlos Roberto Silveira; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza.
Trab. educ. saúde ; 15(2): 469-484, maio-ago. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-846379
Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados à identificação e notificação de maus-tratos em crianças e adolescentes no exercício da prática de médicos que atuam na atenção primária, assim como a influência de sua formação para essa prática. A pesquisa abrangeu 227 médicos da Estratégia Saúde da Família em municípios cearenses, nos anos de 2010 a 2012. Realizaram-se análises bivariada e multivariada por regressão logística de dados de questionários dirigidos aos participantes. A maioria referiu não ter participado de treinamento sobre o assunto na graduação (73,6%), não conhecia a ficha de notificação de violência (59%) e relatou que a unidade em que trabalhava não tinha a ficha (80,5%). A maior parte também referiu não conhecer instituições de assistência à s vítimas de maus-tratos (85,6%). Dos participantes, 53,1% identificaram pelo menos um caso de maus-tratos contra criança e adolescente durante a prática profissional, e destes, 52,6% notificaram o caso. Tempo de formado, conhecimento da ficha de notificação e confiança nos órgãos de proteção estavam associados à identificação de maus-tratos. Os fatores para a notificação foram presença da ficha de notificação na unidade e conhecimento de local para onde encaminhar as vítimas. Concluiu-se que a identificação desse problema e o manejo de sua notificação deveriam ser discutidos e orientados durante a formação médica.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3