Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A realidade como instrumento pedagógico: problemas bucais e uso de serviços odontológicos / Reality as pedagogical skill: oral health problems and use of oral health services

Junqueira, Simone Rennó; Araújo, Maria Ercília; Fonsêca, Graciela Soares; Zilbovícius, Celso.
Arq. odontol ; 50(03): 121-130, 2014. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-850177

Objetivo:

Para contribuir com a discussão sobre a percepção dos problemas odontológicos e uso dosserviços específicos e, simultaneamente, favorecer a reflexão relacionada às mudanças na formação em saúde bucal, o trabalho buscou revelar e analisar os problemas de saúde bucal e uso dos serviços odontológicos a partir do formulário sobre morbidade de saúde referida, aplicado junto aos moradores do entorno de duas Unidades de Saúde (US), desenvolvido pelos grupos de Educação Tutorial do Programa de Educação pelo Trabalho para aSaúde (PET-Saúde).

Materiais e Métodos:

Trata-se de estudo quantitativo, transversal, realizado como estratégia pedagógica para estudantes de cursos da área da saúde participantes do PET-Saúde da Universidade de São Paulo.A amostra foi composta por 1.318 indivíduos residentes nos domicílios de áreas mais vulneráveis ou novasáreas cadastradas pelas US. A análise foi realizada com base na estatística descritiva e analítica, pelo programaEpiInfo versão 6.0. Fatores relacionados ao acesso ao cirurgião-dentista (CD) foram verificados pelo teste Quiquadrado, com resultados expressos como razão de prevalência (nível de significância de 5%).

Resultados:

Os problemas mais referidos foram cárie (17,2%), ausência de dentes (8,6%). Embora 81,3% da população relatouter procurado serviços odontológicos, apenas 8% acessou os serviços públicos para a resolução dos problemasreferidos, recorrendo ao serviço privado (16,3%). O acesso ao CD esteve significativamente associado ao gênerofeminino (p = 0,0315) e posse de automóvel (p = 0,0001).

Conclusão:

Dentre os problemas de saúde bucalidentificados pelos moradores das áreas de abrangência específicas desse estudo, os mais citados foram a cárie ea ausência de elementos dentários. Foi evidenciado ainda o pouco uso dos serviços públicos odontológicos pelapopulação do entorno das US...
Biblioteca responsável: BR365.1
Localização: BR365.1