Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo de morte e morrer: desafios no cuidado de enfermagem ao paciente e família / The process of death and dying: challenges in nursing care for patients and family members

Salum, Maria Eduarda Grams; Kahl, Carolina; Cunha, Kamylla Santos da; Koerich, Cintia; Santos, Thiago Oliveira dos; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev Rene (Online) ; 18(4): 528-535, jul - ago 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-868298

Objetivo:

compreender as ações e interações suscitadas por enfermeiros no cuidado ao paciente e família em processo de morte e morrer.

Métodos:

pesquisa qualitativa com aporte teórico-metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Foi realizada entrevista individual com 18 participantes, divididos em três grupos amostrais.

Resultados:

ressalta-se fragilidade na formação do enfermeiro sobre o processo de morte-morrer, importância do vínculo enfermeiro-paciente, apoio aos familiares e respeito ao processo de luto. Como estratégias de enfrentamento, a educação permanente, compartilhamento de experiências com pares e apego às crenças espirituais. A empatia aparece como principal desafio, considerando a influência de fatores pessoais e burocráticos.

Conclusão:

destaca-se nas ações e interações suscitadas no cuidado ao paciente e família em processo de morte e morrer a maneira como os enfermeiros respondem aos desafios da atuação profissional, buscando construir vínculo com pacientes e familiares, apoiando e respeitando o processo de luto com base na empatia. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1