Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implementação do Pró-Saúde no Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá / Implementing the "Pró-Saúde" program in the Dentistry Course at State University of Maringá

Terada, Raquel Sano Suga; Hayacibara, Mitsue Fujimaki; Rigolon, Cynthia Junqueira; Silva, Mariliani Chicarelli da; Lolli, Luiz Fernando; Hidalgo, Mirian Marubayashi.
Rev. ABENO ; 10(2): 64-71, 2010. tab, graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-875609
Este trabalho objetivou relatar a implementação do Pró-saúde no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e as atividades realizadas até o ano 2010. Trata-se de um estudo documental retrospectivo de consulta a relatórios técnicos e financeiros das duas cartas acordos do projeto. Uma equipe de seis docentes do Departamento de Odontologia da UEM se encarregou de avaliar todo o material e relacionar as principais ações desenvolvidas. Neste processo, foram fundamentais as constituições de comitês gestor e de acompanhamento e a contratação de assessorias administrativa e pedagógica de recursos humanos. Dentre as ações, destacam-se a atuação nas atividades extramurais, a re-inserção de acadêmicos nos serviços municipais de saúde de Maringá, o estabelecimento de parceria com a Secretaria de Saúde de Marialva, a criação da Clínica Ampliada em Odontologia, os fóruns para relato de experiência e avaliação, os levantamentos epidemiológicos e o projeto de heterocontrole das águas de abastecimento público de Maringá. Conclui-se que a implantação do Pró-Saúde serviu como marco inicial do processo de mudança com a constituição de uma massa crítica de docentes engajados na formação dos profissionais de saúde e trabalhando de forma colegiada. Persistem como desafios a integração multiprofissional e a mudança do paradigma curativista para o de promoção de saúde (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1