Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO: OCORRÊNCIAS EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UM HOSPITAL GERAL / ACCIDENTS WITH EXPOSURE TO BIOLOGICAL MATERIAL: EVENTS INVOLVING HEALTH PROFESSIONALS IN A GENERAL HOSPITAL / ACCIDENTES CON EXPOSICIÓN A MATERIAL BIOLÓGICO: OCURRENCIAS ENVOLVIENDO PROFESIONALES DE SALUD EN UN HOSPITAL GENERAL

Lima, Ronaldo de Oliveira; Vieira, Diego Barboza; Cerqueira, Erenilde Marques de; Miranda, Gilca Lessa; Santana, Eloisa Bahia.
Rev. baiana saúde pública ; 40 (2016)(4): https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n4.a1598, dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876014
A exposição a material biológico por acidente é um fato um tanto quanto frequente em acidentes de trabalho envolvendo profissionais de saúde, figurando como um risco para a saúde do profissional e do paciente, posto que o material é potencialmente infectante e por indicar a possibilidade de soroconversão. O objetivo desse estudo foi analisar os acidentes ocupacionais com exposição a material biológico envolvendo profissionais de saúde no Hospital Geral Clériston Andrade no município de Feira de Santana. Teve como método o estudo do tipo corte transversal, de abordagem quantitativa, sendo utilizadas as notificações de acidentes ocupacionais com exposição a material biológico envolvendo profissionais de saúde que foram notificados no hospital em estudo nos anos de 2011 e 2012. Foram analisados 254 acidentes. Os resultados indicaram que a categoria profissional mais acometida foi a dos técnicos e auxiliares de enfermagem (47,6%). A maioria dos acidentes ocorreram durante punções (21,3%); quanto à situação vacinal, 88,1% estavam devidamente vacinados. Com isso, concluiu-se que é importante a implantação de estratégias que visem a capacitar os profissionais na notificação, no uso de medidas profiláticas e nas condutas a serem tomadas frente aos acidentes com exposição a material biológico.
Biblioteca responsável: BR15.1