Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracteristicas gerais da enfermagem: o perfil sócio demográfico / General characteristics of nursing: the sociodemographic profile

Machado, Maria Helena; Aquiar Filho, Wilson; Lacerda, Wagner Ferraz de; Oliveira, Eliane de; Lemos, Waldirlando; Wermelinger, Mônica; Vieira, Monica; Santos, Maria Ruth dos; Souza Junior, Paulo Borges de; Justino, Everson; Barbosa, Cintia.
Enferm. foco (Brasília) ; 6(1/4): 9-14, 2015. tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), Repositório RHS | ID: biblio-881039
O artigo tem como objetivo analisar os aspectos sócio demográficos dos profissionais de enfermagem, que congregam entre enfermeiros, auxiliares e técnicos, mais de um milhão e oitocentos mil trabalhadores, constituindo 50% da Força de Trabalho (FT) que atua no setor saúde. É um estudo transversal cuja população alvo é constituída por todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Brasil, que possuem registro ativo no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O estudo tem representatividade nacional, sendo capaz de gerar resultados para cada unidade da federação. Os dados apontam para algumas tendências importantes, tais como crescimento da participação dos enfermeiros na equipe de trabalhadores; rejuvenescimento da FT, desequilíbrio entre oferta e demanda; concentração nos grandes centros urbanos, especialmente no Sudeste. Os dados da pesquisa permitem subsidiar a construção de políticas públicas adequadas com a realidade desse imenso contingente de trabalhadores, fundamentais para o Sistema Único de Saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1