Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A importância do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o pagamento de passivos ambientais: o caso da saúde dos catadores do Lixão do Jóquei Clube, no Distrito Federal, Brasil / The importance of the Integrated Solid Waste Management Plan for the payment of environmental liabilities: the case of the health of the waste pickers of the Lixo do Jóquei Clube, in the Federal District, Brazil / La importancia del Plan de Gestión Integrada de Residuos Sólidos para el pago de pasivos ambientales: el caso de la salud de los recolectores del bastidor del Jockey Club, en el Distrito Federal, Brasil

Silva, Maria do Carmo Batista de Castro e.
Cad. Ibero Am. Direito Sanit. (Impr.) ; 7(1): 250-262, jan.-mar. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-882304
.

Objetivo:

Discutir a importância do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o pagamento de passivos ambientais de lixões e aterros relacionados com danos à saúde dos catadores de material reciclável expostos à patógenos, gases, pragas, acidentes, insolação etc. durante a operação da atividade.

Metodologia:

Foi escolhida a abordagem qualitativa e o método hipotético-dedutivo. Foi realizado um levantamento de dados provenientes de revisão bibliográfica. Utilizou-se o método de estudo de caso do Aterro do Jóquei Clube da Estrutural, em desativação.

Resultados:

A questão dos riscos e danos à saúde de catadores de material reciclável associados às más condições de lixões e aterros, mesmo os sanitários, é relevante no Distrito Federal e suas consequências podem ser sentidas no aumento de demandas ao sistema público de saúde.

Conclusão:

Indica-se a necessidade do fortalecimento do PGIRS, como instrumento de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos.
Biblioteca responsável: BR208.2