Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mercado de trabalho em enfermagem no âmbito do SUS: uma abordagem a partir da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil / Labor market in nursing in the SUS: an approach from the research Nursing Profile in Brazil

Machado, Maria Helena; Oliveira, Eliane dos Santos de; Lemos, Waldirlando Rosa; Lacerda, Wagner Ferraz de; Justino, Everson.
Divulg. saúde debate ; 56: 52-69, 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, Repositório RHS | ID: biblio-884409
O presente artigo aborda algumas dimensões estruturais do mercado de trabalho da enfermagem, focalizando a importância desse segmento na organização e no desenvolvimento das atividades no âmbito do Sistema Único de Saúde. Utilizou-se os dados provenientes da pesquisa* Perfil da Enfermagem no Brasil realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em convênio com o Conselho Federal de Enfermagem (2015) e outras fontes secundárias disponíveis. Trata-se de um estudo transversal, abrangendo todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares inscritos no Sistema Cofen/Conselhos Regionais no ano de 2013, possuindo, portanto, abrangência nacional. As dimensões analisadas referem-se a) à inserção nos setores público, privado e filantrópico; b) a vínculos trabalhistas; c) a jornadas de trabalho; c) à renda mensal, entre outras que conformam a dinâmica do mercado de trabalho. O texto conclui que o setor público é o grande empregador da enfermagem; que esses profissionais têm jornadas extensas, acima de 40 horas semanais; no entanto, têm rendas mensais baixas etc. Como contribuição ao entendimento dessa realidade, este artigo procura descrever a situação atual e a natureza do trabalho da enfermagem estabelecendo inter-relações causais entre essas dimensões.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1