Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções dos presidentes de associações comunitárias acerca da estratégia saúde da família / Perceptions from the presidents of community associations on the family health strategy / Percepciones de los presidentes de asociaciones comunitarias sobre la estrategia salud de la familia

Rodrigues, Heluana Cavalcante; Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Souza, Francisca Lopes de; Machado, Maria Helena; Alves, Elioenai Dornelles.
Revista Gestão & Saúde ; 05(4): 2560-2575, 2014.
Artigo em Português | Repositório RHS | ID: biblio-884510
A Estratégia Saúde da Família (ESF) constitui-se como um das principais políticas instituídas pelo Setor Saúde, para desencadear, fomentar e contribuir com o desenvolvimento de processos favoráveis para a construção de espaços saudáveis e harmônicos, na relação homem-natureza. O estudo objetivou analisar a percepção dos presidentes das associações comunitárias acerca da Estratégia Saúde da Família. Para o desenvolvimento do estudo optou-se por realizar uma pesquisa exploratóriodescritiva, com abordagem qualitativa, com 12 presidentes das Associações Comunitárias (AC) da sede do município de Sobral. Os sujeitos estudados percebem benefícios da ESF para o território, como a melhora do acesso aos profissionais de saúde, as medicações e aos exames, garantido dessa forma não somente a cura de suas doenças, mas a prevenção de diversas enfermidades. Reconhecem as dificuldades da atuação das equipes da ESF diante das diversidades do território e também da estrutura física de algumas unidades. Com um maior diálogo entre AC e ESF as comunidades terão muitos benefícios, pois com essa parceria todos são beneficiados, profissionais, o usuário e a comunidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1