Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolo de manchester e população usuária na classificação de risco: visão do enfermeiro / Protocolo de manchester y población usuaria en la clasificación de riesgo: mirada del enfermero / Manchester protocol and user population in the risk assessment: the nurse's view

Roncalli, Aline Alves; Oliveira, Danielle Nogueira de; Silva, Izabella Cristina Melo; Brito, Robson Figueiredo; Viegas, Selma Maria da Fonseca.
Rev. baiana enferm ; 31(2): e16949, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-897466
Objetivo compreender a visão do enfermeiro sobre a utilização do protocolo de Manchester e a população usuária na classificação de risco de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Método estudo de caso qualitativo fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano; utilizou-se a entrevista aberta com 12 enfermeiros que realizavam a classificação de risco. Resultados havia uma inversão de fluxo de usuários entre a rede básica e os serviços de urgência/emergência, o que resultava em superlotação da UPA e sobrecarga de trabalho advindas da falta de informação e comunicação eficaz do Sistema de Saúde (público-privado), para que os usuários conhecessem a real função de um atendimento de urgência/emergência. Também foram identificadas fragilidades na gestão da UPA. Conclusão apesar dos desafios para a concretização da classificação de risco como uma estratégia acolhedora e equânime das demandas, o enfermeiro entendia que o protocolo de Manchester trouxe segurança para a prática e a qualidade da atenção prestada.
Biblioteca responsável: BR342.1