Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação dialógica e participativa na enfermagem: contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos / Dialogical and participative training in nursing education: contribution to the development of critical and reflective and creative thinking of students / Formación dialógica y participativa en la enfermería: contribución al desarrollo del pensamiento crítico-reflexivo y creativo de académicos

Winters, Joanara Rozane da Fontoura; Prado, Marta Lenise do; Waterkemper, Roberta; Kempfer, Silvana Silveira.
REME rev. min. enferm ; 21: 1-8, 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-907928

OBJETIVO:

identificar como as formandas de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública da região Sul do Brasil percebem as metodologias utilizadas em seu processo de formação e sua contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo.

MÉTODO:

pesquisa qualitativa ancorada no referencial de Paulo Freire. Participaram deste estudo 11 estudantes do último ano do curso de Enfermagem. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2012 por meio de entrevista semiestruturada individual, com roteiro semiestruturado e analisados a partir da proposta de análise de conteúdo.

RESULTADOS:

emergiram para a análise as seguintes temáticas a formação como processo dialógico e participativo (que engloba o professor preocupa-se com o estudante e com o processo de aprendizagem) e as metodologias que foram ativas me estimularam a "buscar o conhecimento". A análise revela que a formação do enfermeiro é dialógica e participativa e que os professores se preocupam com a aprendizagem do aluno.

CONCLUSÃO:

o uso de metodologias inovadoras e problematizadoras ajuda a construção do conhecimento. A relação de proximidade entre o professor e o aluno é fundamental no processo ensino-aprendizagem, em que o professor assume o papel de facilitador e o aluno de protagonista em seu processo de aprender.
Biblioteca responsável: BR21.1