Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

História de vida de Josicélia Dumêt Fernandes: percurso de uma professora e enfermeira / Life story of Josicélia Dumêt Fernandes, teacher and nurse / Historia de vida de Josicélia Dumêt Fernandes: recorrido de una profesora y enfermera

Almeida, Deybson Borba de; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Queiros, Paulo Joaquim Pina; Freitas, Genival Fernandes de; Almeida, Igor Ferreira Borba de.
Rev. enferm. UERJ ; 25: [e17105], jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-910922

Objetivo:

identificar a inserção da professora Josicélia Dumêt Fernandes na enfermagem, com ênfase no seu engajamento profissional e atuação na Associação Brasileira de Enfermagem.

Método:

pesquisa histórico-social, baseado no método de história oral, tendo sido seu projeto aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE 28775614.2.0000.5531. Os dados foram coletados por meio da técnica de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados optou-se pela análise de conteúdo temática.

Resultados:

destacou-se a centralidade da militância política em defesa de uma formação em enfermagem com qualidade e atenta às dimensões do ser-enfermeira técnica, política e social, expressas em sua produção científica essencialmente voltada para a área da educação em saúde e em enfermagem.

Conclusão:

estudos que abordem a contribuição de enfermeiras militantes são importantes, de forma a favorecer a discussão de problemas expressos pela alienação e ausência de identidade ­ aspectos imprescindíveis para valorização e reconhecimento profissional.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1