Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde masculina: o paralelo prevenção x cuidado à luz da Teoria da Ação Planejada (TAP) / Male health: prevention versus care in the light of Planned Activity Theory

Chaves, Jéssica Bazilio; Silva, Maria Lúcia Vicente da; Bezerra, Daniela Santos; Fernandes, Sheyla C. S; Cordeiro, Emanuel Duarte de Almeida.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 11(2): 315-324, Maio-Ago 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-912518
Este estudo teve como objetivo avaliar a intenção de homens, entre 25 e 59 anos, em um distrito sanitário de Maceió (AL), por procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). Realizaram-se duas etapas (1) análise das crenças de uma parcela da amostra, para a confecção de um instrumento quantitativo (N=25); (2) aplicação desse instrumento em uma amostra maior dessa população (N=106). Os resultados demonstraram que a intenção dos homens em procurar a UBS está associada aos atributos que facilitam e/ou dificultam a realização desse comportamento. Concluiu-se que apenas o construto Percepção de Controle se relacionou com a Intenção Comportamental. No entanto, os construtos Norma Subjetiva e Atitude não apresentaram impacto significativo sobre a Intenção dos homens de procurar a UBS. Discutiu-se a importância da elaboração de políticas públicas mais eficientes para o cuidado da saúde masculina, bem como a relevância de evidências empíricas para reflexões mais consistentes nessa área.
Biblioteca responsável: BR313.1