Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Morte de neonatos: percepção da equipe multiprofissional à luz da complexidade / The death of neonates: the multi-professional team's perceptions of the problem in the light of its complexity

Spies Subutzki, Larissa; de Lurdes Lomba, Maria; Stein Backes, Dirce.
Av. enferm ; 36(1): 69-78, jan.-abr. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-950675
Resumo

Objetivo:

conhecer a percepção da equipe multiprofissional da unidade de terapia intensiva neonatal sobre o processo de morte e morrer de neonatos.

Método:

pesquisa qualitativa, de abordagem exploratório-descritiva, realizada a partir de três grupos focais, com 35 profissionais da equipe multi-profissional de uma unidade de terapia intensiva neonatal de uma instituição hospitalar localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), decodificados com base na análise de conteúdo.

Resultados:

a análise dos dados resultou em quatro categorias temáticas Morte interrupção da ordem natural; Morte processo complexo para o qual não se tem respostas; Morte o despertar para um novo estado de vida e Morte a convivência entre o tangível e o intangível.

Conclusões:

a morte ainda é apreendida como fenômeno fragmentado e dissociado do processo de viver humano, embora tenha se evidenciado a expectativa, por parte dos profissionais, de querer falar, refletir e ampliar a sua compreensão teórico-prática.
Biblioteca responsável: CO136.1