Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Project HOPE: American nurses in Brazil (1973) / Proyecto HOPE: actuación de enfermeras norteamericanas en Brasil (1973) / Projeto HOPE: atuação de enfermeiras norte-americanas no Brasil (1973)

Costa, Laís de Miranda Crispim; Santos, Tânia Cristina Franco; Ferreira, Luiz Otávio; Almeida Filho, Antônio José de; Santos, Regina Maria dos; Alcántara, Elaine Lázaro.
Rev. bras. enferm ; 71(4): 1956-1962, Jul.-Aug. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-958679
RESUMO

Objetivo:

descrever as circusntâncias de atuação das enfermeiras do projeto HOPE e discutir as repercussões da atuação dessas enfermeiras em relação à reconfiguração da enfermagem alagoana.

Método:

estudo histórico-social, cujas fontes primárias foram documentos arquivados no Laboratório de Documentação e Pesquisa em História da Enfermagem, documentos cedidos pelo projeto HOPE, depoimentos orais resultantes da transcrição de entrevistas de enfermeiras norte-americanas e o diário de bordo da enfermeira VeNeta Masson, coordenadora de enfermagem do navio. A discussão dos dados teve como referencial a teoria de Pierre Bourdieu. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética e foi aprovado.

Resultados:

as ações das enfermeiras norte-americanas expuseram a escassez desse tipo de profissional na área, bem como as precárias condições de saúde na região.

Conclusão:

o capital simbólico dessas enfermeiras contribuiu para a reconfiguração do campo da enfermagem em Alagoas.
Biblioteca responsável: BR1.1