Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Las espacialidades en la investigación clínica médica. El Instituto de Investigaciones Médicas de la Universidad de Buenos Aires, 1957-1976 / The Role of Space in Clinical Medical Research. The Instituto de Investigaciones Médicas of the Buenos Aires University, 1957-1976 / As espacialidades na investigação clínica médica. O Instituto de Investigações Médicas da Universidade de Buenos Aires, 1957-1976

Romero, Lucía Ana.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 14(3): 439-452, sept.-dic. 2016.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-959657

Objetivo:

este trabalho trata sobre a configuração de práticas de transmissão, produção e uso de conhecimento científico em termos do estabelecimento de diferentes espacialidades na investigação clínica médica. Desenvolvimento reconstroem-se as atividades desenvolvidas no Instituto de Investigações médicas (IIM) da Universidade de Buenos Aires, durante a direção de Alfredo Lanari entre 1957 e 1976, através do uso de material documental e de arquivo e da análise de entrevistas realizadas a protagonistas da época.

Conclusões:

(i) a diferenciação e ao mesmo tempo a interconexão de espacialidades foram elementos centrais da ideologia e cultura institucional do Instituto de Investigações Médicas Lanari, (ii) os distintos espaços tais como a seção transplantes e o serviço de dialise fizeram do Instituto um lugar com reputação nacional e internacional ao tempo que outorgaram identidade e autoridade a seu interior, (iii) a construção de autoridade e hierarquia cognitiva implicou a posta em jogo de um conjunto de espacialidades tais como o ateneu e as residências médicas e (iv) as formas de ensino e recrutamento implementadas supuseram uma nova ecologia comum.
Biblioteca responsável: CO285.1