Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing workloads in family health: implications for universal access / Cargas de trabalho da enfermagem na saúde da família: implicações no acesso universal / Cargas de trabajo de enfermería en la salud de la familia: implicaciones para el acceso universal

Pires, Denise Elvira Pires de; Machado, Rosani Ramos; Soratto, Jacks; Scherer, Magda dos Anjos; Gonçalves, Ana Sofia Resque; Trindade, Letícia Lima.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 24: e2682, 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-960954
Objetivo identificar as cargas de trabalho dos profissionais de enfermagem da Estratégia Saúde da Família, analisando suas implicações na efetividade do acesso universal. Método estudo qualitativo com profissionais de enfermagem da Estratégia Saúde da Família das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, utilizando triangulação metodológica. Na análise dos dados articularam-se recursos do software Atlas.ti e da Análise Temática de Conteúdo, interpretando-os com base nos referenciais de processo de trabalho e cargas de trabalho. Resultados o modo de trabalhar na Estratégia Saúde da Família tem, predominantemente, gerado aumento das cargas de trabalho dos profissionais de enfermagem, destacando-se a sobrecarga de trabalho, o excesso de demanda, problemas na estrutura física das unidades e falhas na rede de atenção, o que dificulta a sua efetividade enquanto estratégia privilegiada para atingir o acesso universal em saúde. Por outro lado, trabalho em equipe, afinidade com o trabalho, vínculo com o usuário e resolubilidade da assistência contribuíram para a redução das mesmas. Conclusões investimento nos elementos que reduzem as cargas de trabalho da enfermagem, como mudanças nas condições de trabalho e na gestão, poderá contribuir para a efetividade da Estratégia Saúde da Família e para atingir o objetivo de acesso universal em saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1